COC 3.0!

Uma nova forma de
pensar a aprendizagem

O Conceito COC 3.0 parte do princípio que se as gerações, o mercado de trabalho, a comunicação e a sociedade se transformam, a educação precisa estar à frente destas mudanças. Precisa ser capaz de inovar na forma construir habilidades e conhecimentos, ao mesmo tempo que garante o bem-estar e a confiança de seus alunos.

Assista o vídeo

Uma nova
forma
de pensar
a aprendizagem

O aluno
ganha voz
e autonomia

Para possibilitar esse novo jeito de aprender, no COC 3.0 as salas são orgânicas e se adequam à aula que o professor quer dar. Os móveis e o espaço são modulares, dando liberdade aos alunos e permitindo que produzam e compartilhem seu próprio conhecimento. Nesse ambiente confortável e estimulante, são desenvolvidas práticas educacionais que possibilitam o trabalho em grupo e geram curiosidade, respeitando a velocidade da aprendizagem de cada aluno.

Alunos utilizando o computador
Alunos conversando

Como
funciona esse
conceito?

Nas aulas COC 3.0, o aluno vai continuar aprendendo conteúdos convencionais, mantendo a dimensão das habilidades cognitivas como nas metodologias de aulas tradicionais. Porém, a partir de práticas e metodologias inovadoras, o aluno terá também a oportunidade de desenvolver habilidades não cognitivas fundamentais na era do compartilhamento como o respeito, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e a ética.

O mundo mudou,
a educação precisa
mudar também

Educação 1.0

Modelo de educação praticado até o século XVII. O trabalho nas escolas era um reflexo de como se organizava o trabalho nos campos. Os estudantes aprendiam na terra, ao ar livre, em pequenos grupos. Usavam ferramentas simples produzidas manualmente. Pais e avós frequentavam a mesma escola e aprendiam as mesmas coisas.

Alunos estudando

Educação 2.0

Com a revolução industrial, as turmas cresceram, passaram a ter alunos enfileirados e uniformizados, focados em treinamento, memorização e habilidades manuais. Os estudantes aprendem de forma individualizada, fazendo a mesma coisa que o colega ao lado, com ferramentas não compartilhadas.

Educação 3.0

É a inovação que estamos vivendo com o Conceito COC 3.0, conectado com o mundo de hoje. A sociedade digital requer que as pessoas pensem, que tenham habilidade de buscar, julgar e interpretar as informações, além da capacidade de fornecer soluções para problemas inéditos. Grande parte do trabalho é feito em grupo, de forma colaborativa.

Alunos estudando

Aqui, o foco
da educação
é o seu filho

Pedagogia

O professor é o centro das ações, decide o que ensinar
e avalia a aprendizagem. O aluno só é estimulado
externamente, por notas e classificação, em uma
experiência padronizada, de baixo valor para o aluno.

Heutagogia

Por meio dela o professor se torna verdadeiro
curador do conteúdo e não mero transmissor dele,
desenvolvendo atividades que estimulam a criatividade,
o raciocínio lógico e dão ao aluno a chance de aprender
da maneira que faz mais sentido para ele.

Um ambiente
inovador

Um ambiente inovador leva a um comportamento inovador. Mais do que um novo espaço, o Conceito COC 3.0 propõe uma nova relação entre professor, aluno e sala de aula.

  • Móveis com encaixe para estudo em grupo ou individual

  • Sala com espaço para o professor se movimentar e atuar como tutor

  • Conexão de rede Wi-fi

  • Móveis modulares: movimentação física para não bloquear o pensamento

Mapa do Ambiente

Quadros deslizantes:
Lousas com rodízios para uso em
qualquer lugar.

Estudo:
Móveis com encaixe para estudo em grupo ou individual.

Experimentação:
Suporte com ferramentas
e kits.

Janelas:
Visão para áreas externas.

Criatividade:
Peças confortáveis
e acolhedoras para despertar a criatividade.

Colaboração:
Espaço para construir
e compartilhar conhecimentos
em grupo.

  • Móveis com encaixe para estudo em grupo ou individual

  • Sala com espaço para o professor se movimentar e atuar como tutor

  • Conexão de rede Wi-fi

  • Móveis modulares: movimentação física para não bloquear o pensamento

Mapa Aulas Gamificadas

Aulas Gamificadas

O professor elabora dinâmicas, estabelece regras, fases e pontuação para promover maior engajamento dos alunos e grupos nas tarefas e atividades propostas. A aprendizagem ocorre de forma divertida e motivante.

Mapa Sala Aprendizagem Ativa

Aprendizagem Ativa

Nas aulas COC 3.0, o aluno é agente de sua própria aprendizagem. Em grupo ou individualmente, ele exerce papel ativo, deixando de ser mero receptor de informações para construir conhecimento e desenvolver habilidades.

Mapa Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida

Ao invés de assistir a uma exposição de conteúdo e depois fazer as tarefas de casa, em algumas aulas o professor disponibiliza os conteúdos para que os alunos o acessem antes da aula. Dessa forma, o tempo em sala pode ser usado para resolução de problemas, desafios, exercícios e atividades produtivas que envolvam o conteúdo aprendido.

Mapa Sala Ensino Híbrido

Ensino Híbrido

Nas aulas COC 3.0, os alunos acessam os conteúdos em diversas plataformas e de diversas maneiras. Livros, web, professores, colegas, aplicativos, games e redes sociais são exemplos dos diversos meios disponibilizados para que o conhecimento seja construído de todas as formas e em todos os lugares.

COC 3.0 na prática

Aprendizados e descobertas em grupo

As fases descritas a seguir podem ser combinadas de inúmeras maneiras
para compor uma
aula
COC 3.0!

Alunos Observando Modelo Molécula
Estruturar

1. Estruturar

É quando o aluno se atualiza,
adquire novo conhecimento,
é introduzido à teoria e
a um estudo de caso.

Investigar

2. Investigar

Momento em que a pesquisa
se
transforma em descoberta.
O aluno
busca novas técnicas e conteúdos para
resolver
o desafio proposto.

Criar

3. Criar

Fase de explorar e imaginar
possibilidades. O aluno reúne
seu
conhecimento e suas
ideias na
construção de uma
solução.

Experientar

4. Experimentar

Hora de testar e prototipar
a
solução idealizada, usando
meios
digitais e os materiais
especiais do
programa.

Aluna utilizando tablet
Interagir

5. Interagir

Todos apresentam suas
soluções,
submetendo-as a
críticas
construtivas e
olhando de forma
analítica e
empática para os demais.

Compartilhar

6. Compartilhar

O aluno é estimulado a
compartilhar
sua solução em
plataformas
digitais e em
redes sociais com
orientação
e suporte.

Quanto mais estímulos, maior a vontade de aprender.

Estruturar

Discussões

Estimulam o aluno a formar
suas
opiniões e olhar o
mundo ao seu
redor de forma
crítica e consciente,
sejam
elas ao vivo ou on-line.

Jogos

Jogos

Estimulam o aluno a encarar o
aprendizado como algo
divertido,
lúdico e, acima de
tudo, desafiador.

Flexibilidade

Flexibilidade

Estimula, com aulas dinâmicas,
diversificadas e colaborativas,
o aluno a olhar para si,
identificando seus maiores
pontos
de interesse e habilidade.

Orientação

Orientação

Estimula o aluno a ver o
professor
como um tutor,
trazendo para si o
protagonismo em seu
aprendizado,
o chamado
Active Learning.

O Aluno COC 3.0

Conceito COC 3.0 em 2016

Neste primeiro ano, as aulas nas salas COC 3.0 vão acontecer, no mínimo, uma vez por semana para as turmas do fundamental ii e devem se aplicar às demais séries nos próximos anos. o aluno COC 3.0 desenvolverá:

  • Autonomia: treina sua habilidade de tomar decisões e de se responsabilizar por seu desempenho.
  • Socialização: com diversas atividades em grupo, aprende a se colocar perante os demais e respeitar suas opiniões.
  • Motivação: as aulas estimulam a curiosidade e fazem com que o aluno queira de fato aprender.
  • Desenvolvimento: as habilidades não-cognitivas desenvolvem-se naturalmente, em atividades focadas nas habilidades cognitivas.
  • Criatividade: os jogos e desafios propostos fazem com que o aluno se habitue a criar soluções inovadoras e pensar por si só.para cursos extras, de forma completa e abrangente.
Alunos com as mãos sobrepostas